Qual o efeito do Facebook no seu cérebro?

Qual efeito do Facebook no seu cérebro? Desde que o Facebook se popularizou surgem estudos e pesquisas sobre o comportamento dos usuários, suas reações, horas de dedicação e quase que abstinência. O vício de estar conectado é quase comparado ao uso de drogas. Então qual será o efeito do Facebook no seu cérebro?

Um estudo publicado na revista Frontiers, em Berlim mapeou a reação do cérebro de 31 usuários do Facebook. Após essa pesquisa, foi percebida que a aceitação dentro da rede social, como uma curtida em uma publicação sua, ativa a mesma área do cérebro, que é ativada quando por exemplo, você come algo que você gosta muito, ganha dinheiro ou é aceito socialmente em algum grupo.

Apenas a ativação dessa área do cérebro não classifica o usuário como viciado ou não, mas é uma probabilidade. Definir o nível de “vício” ou sentimento que cada ação na rede social proporciona ainda é difícil, pois a interação que o Facebook proporciona é diferente aos outros tipos de prazeres, mas classifica-se pela surpresa e bem estar.

No Facebook, cada postagem feita tem níveis diferentes de popularidade, ganham mais ou menos curtidas e compartilhamentos, assim isso afeta a sua relação com cada curtida. Ficando mais feliz ao ver o numero de “likes” crescendo ou até mesmo sentindo-se esquecido, quando não conseguiu se quer uma única curtida.

Outro fator levado em conta em relação ao efeito do Facebook no cérebro, é entender que na rede social você sempre estará exposto à publicação de outras pessoas, medindo assim a popularidade de outros, analisando se são socialmente aceitos ou não, e em alguns casos, comparando dados de outras pessoas com os seus. Podendo nesse caso, sentir-se mais feliz por ter mais popularidade, ou diminuído perante outras pessoas com altos números de curtidas.

Sendo assim o efeito que o Facebook produz em cada pessoa pode ser bem diferente, dependendo de cada um. Pois a competição direta ou indireta afeta áreas iguais, porém com diferentes reações, podendo ter forte influência na forma como cada pessoa irá reagir aos comandos do Facebook.

 

Gostou dessa notícia? Curta nossa página no Facebook.

E deixe seu comentário!