Qual o destino do marketing digital nos próximos anos?

Qual o destino do marketing digital nos próximos anosOs primeiros e pequenos passos do marketing na web, começaram mesmo no século passado. Por volta de 1999, onde já se podiam ver algum movimento de empresários e pessoas interessadas nessa curiosa novidade. Ainda muito primitivo e quase sem participantes, a web era um ambiente ainda desconhecido e que gerava muitas dúvidas sobre sua credibilidade e tempo de vida.

Nesse tempo, no início dos anos 2000 as pessoas que arriscavam-se a ter seu primeiro portal e a inovar na web eram tidos como aventureiros, que estavam jogando seu dinheiro fora, em uma novidade que não traria nenhum lucro. As empresas não se abriam ao novo e não investiam nenhuma verba em campanhas de web. Manter um projeto na internet, nessa época exigia muita força, recursos próprios e vontade para persistir.

Sem uma data específica, estima-se que o “boom” da internet aconteceu por volta do ano de 2008, após uma crise global. Nesse período muitas empresas de todos os portes resolveram buscar a internet como uma nova opção de comunicação e marketing, com baixo custo e dando oportunidade para um novo canal de comunicação para produtos e serviços.

Desde então muita coisa se transformou, a web deixou de ser considerada uma nova mídia alternativa para aventureiros e passou a ser um dos principais veículos de comunicação e marketing corporativos. Os resultados apresentados diariamente despertaram o interesse das grandes empresas, que já acostumadas a investir grandes verbas nas mídias tradicionais, passaram a investir na web.

As agencias de publicidade tradicionais começaram investir em ações e marketing digital na web, o ambiente que era limitado ao email marketing e banner digital começou a se diversificar, ganhar espaço e profissionalismo. Surgiu um nicho de mercado com muitas oportunidades em todas as vertentes dessa área.

Hoje, com uma proporção gigantesca e crescendo a cada ano, as mídias digitais tornaram-se ainda mais competitivas, não existem mais lugar para amadores. Segundo a consultoria Emarketer, no ano de 2011 cerca de 80% das grandes marcas mundiais participaram de alguma ação de marketing digital. A participação é três vezes maior que três anos atrás. O montante de investimentos em publicidade nas redes sociais que já ultrapassou os US$ 2,1 bilhões, no ano de 2015, deverá superar os US$ 8 bilhões.

 

Gostou dessa notícia? Curta nossa página no Facebook.

E deixe seu comentário!