O Marketing Ágil

Marketing AgilO conceito do marketing ágil surgiu já faz alguns anos, com desenvolvedores de softwares, que desejando entregar seus trabalho mais rapidamente, queriam acabar com a imagem de que a área de TI era algo lento, caro e que em geral não fazia muito efeito. Com esse conceito em vista e tendo as empresas que desejam se adaptar rapidamente as mudanças, ter experiencias incríveis com profissionais e clientes, medir resultados, criar bons produtos e tudo isso de maneira eficiente, o conceito e a forma de trabalhar o marketing ágil acabou evoluindo e tendo muitas mudanças.

Para conseguir atender empresas e suas exigências o método ágil passou a valorizar mais os indivíduos e interações, do que os processos e ferramentas, mais colaboração com clientes do que negociação com os contratos, responder mais a mudanças do que seguir um plano. A ideia do marketing ágil é focar mais em dados e experiências de usuários em um curto espaço de tempo, sempre buscando resultados. A interação e mensuração de resultados são dois pontos fundamentais.

O marketing ágil já é um antigo conceito no mercado, porém que é pouco explorado pelas empresas. No dias atuais a concorrência é um fator primordial, estar a frente de seus concorrentes sempre atendendo as necessidades de consumidores, com menores custos e tempo. Os conceitos de eficiência e eficácia, que são grandes premissas hoje, tudo tem a ver com o marketing ágil.

O pensamento ágil, dentro do marketing envolve, de uma forma geral, três itens: Testar, experimentar novas iniciativas, projetos e ofertas. Aprender, saber identificar o que deu certo ou não e conseguir transformar. Efetivar, ganhar escala no que foi bem sucedido.

Com esses pilares da agilidade podemos derivar muitas linhas de trabalho e maneiras para agir e mudar seu negócio. Estar sempre atento as mudanças e agir é, mais importante do que ter um planejamento fixo a longo prazo.

Apenas planejar não funciona, é necessário estar comprometido com resultados e o com o passar do tempo, você irá encontrar facilmente o caminho para seguir e ganhar mais clientes. Ser prático e saber aplicar ideias, trabalhar a curto prazo conta muito. Para ter bons resultados é importante o conhecimento da área e descobrir o que funciona para seu negócio. E para conseguir em menos tempos bons resultados é necessário, o conhecimento específico. Por mais que possa ser criticado na falta de conhecimento no todo, um especialista sabe trazer resultados com rapidez por ter um olhar clínico.

O desejo final do marketing é sempre consumidores felizes e satisfeitos, e o que ele exige são ações interativas, pessoas experienciando algo novo, soluções feitas de maneiras inovadoras. Na realidade o marketing ágil simplifica e realiza, ao menor tempo possível. É preciso saber extrair o melhor do marketing ágil para o seu negócio, trazendo praticidade, rapidez e bons resultados.