O comportamento nas Redes Sociais

Comportamento nas Redes SociaisComo comportar-se nas redes sociais? Vivemos hoje, num mundo das atrações, visibilidade, fama na web e onde todos conectados são ao mesmos tempo. Atores e espectadores, contracenando juntos através de blogs, vídeos, sites, redes sociais e o que mais estiver ao alcance dos “15 minutinhos de fama”. Que hoje já foram substituídos até por “um post de fama.”

Hoje ter um perfil amigável no Twitter ou uma conta mais comportada no Facebook não é apenas ilustrativo. Muitas vezes nossos perfis em redes sociais estão representando o verdadeiro caráter e a inteligencia corporativa de uma pessoa ou profissional. Se no mundo offline um comportamento primitivo, fugindo de bons costumes isso não funciona, no mundo 2.0 isso não existe. Porém é preciso tomar muito cuidado na hora de postar, compartilhar e se expor. Algumas pontos são fundamentais para o “bom comportamento nas redes sociais”:

Privacidade

O Facebook hoje já ultrapassa a marca de 600 milhões de usuários conectados uns aos outros, de formas inimagináveis. A rede social não é um espaço íntimo e pessoal, usar o argumento de que a rede é particular e não empresarial, hoje não faz mais tanto sentido. Hoje fotos são salvas em um segundo e compartilhadas milhões de vezes após. Não existe uma forma de controle sobre o seu conteúdo, a privacidade é bem pouca e a exposição muito grande. O controle é somente no conteúdo a ser postado, depois de já colocado na web basta segundos e ele não é mais de seu domínio.

Profissional

Com qualquer que seja o seu perfil, apenas pessoal ou não é precioso muito cuidado ao entrar em comunidades. Podendo conter temas  racistas, preconceituosos ou grupos que não são vistos com bons olhos pela sociedade, você estará prejudicando sua imagem. Além de ser uma atitude imoral, isso pode pesar na hora de uma contratação, promoção ou até mesmo outro relacionamento profissional. É quase impossível na web separar seus perfis já que qualquer postagem ou curtida são de uma só pessoa.

Bom Senso

Participar de debates, discussões saudáveis sobre temas relevantes, manter um relacionamento amigável com seus contatos, criar pontos de discussão sobre assuntos profissionais são sempre bem vistos pelas empresas. Colocar de forma educada, gentil e  sabendo se comportar em grupos é importante, como expor sua opinião de forma não agressiva. E fatos que  você dizia ser em uma entrevista off-line agora pode ser “mostrado” na web. Faça isso com moderação e bom senso que bons frutos resultarão.

Vitrine

Por ser tão democrática, a internet aceita o que você desejar ser. É preciso lembrar que além proporcionar entretenimento, e diversão as redes sociais fazem um grande networking, linkando você com outros profissionais e também outras áreas de interesse. Então comporte-se de acordo com seus interesses, saiba se posicionar sem ser exibido. Estar presente sem ser um chato.  É possível sim usar a internet como uma vitrine para crescer profissionalmente. A internet nos expõe e saber aproveitar isso é fundamental.

 

Gostou dessa notícia? Curta nossa página no Facebook.

E deixe seu comentário!