Marketing viral e suas estratégias na web

Marketing e Vídeo ViralO termo Viral cada vez mais ganha mais espaço na mídia e é mais utilizado por empresas como uma estratégia para gerar visibilidade para as suas marcas ou até para lançar produtos e serviços novos. Existem dois tipos de dessa poderosa ferramenta, o marketing viral e o vídeo viral, então é preciso diferenciar e entender cada um, para ver qual melhor se encaixa ao perfil da sua empresa.

Os dois termos são usados frequentemente,mas ainda  existem duvidas sobre cada um. Algumas pessoas fazem confusão e não entendem qual a finalidade de cada um. Não sabem ainda como usar, quando usar e como posicionar o seu viral na internet.

Vídeos virais são em sua maioria polêmicos, com um tom engraçado, mas não foram produzidos com o objetivo de fazer propaganda. Geralmente são espontâneos e foram gravados por pessoas comuns, com o objetivo de se auto promover, mas não de vender um produto ou serviço. Também nesta categoria estão os vídeos de usuários insatisfeitos com produtos e que gravam para protestar, e acabam conseguindo um grande impacto viral.

Já os vídeos de marketing viral são produções contratadas por empresas com objetivo claro de promover ou vender algo, usando personalidades da web, ou artistas cômicos para deixar em alta a marca. Esses quando são bem planejados e produzidos alcançam números surpreendentes, como o exemplo da marca Nissan e o seus “Pôneis Malditos”.

O usuário da internet prefere ver vídeos, do que ler longos textos, pela dinâmica e agilidade que eles proporcionam. Então as empresas que se utilizam dessa ferramenta que tem boa interação com seu público alvo, enquanto o vídeo circula rapidamente pelas redes sem nenhum custo adicional. Para conseguir sucesso com um vídeo viral não existe uma fórmula exata, porém, há alguns critérios que podem ajudar a tornar sua campanha um sucesso.

Conhecer seu público, é importante para saber como direcionar e atingi-los da forma certa. Após isso é importante envolvimento, um apelo emocional sempre prende atenção. Ser inovador e não copiar ou se utilizar de outras estratégias que já tenham sido utilizadas. Todo público quer inovação e não cópia de outras empresas. Compartilhar é fundamental para atingir maior numero de visualizações e assim gerar também acessos para seu site. Publique o vídeo em seu próprio site ou blog e divulgue este link, o usuário entrará para assistir e compartilhará, gerando acesso e possivelmente navegação em outras páginas, além de facilitar a conversão de vendas.

Usar ferramentas como Youtube e Vimeo ajudam por terem uma audiência própria. Criar legendas criativas e links também iram favorecer seu crescimento. As legendas podem dar ainda mais vida e graça ao seu vídeo, ou conter informações relevantes relacionadas as suas informações como endereço do site. É importante lembrar de ser objetivo, vídeos longos cansam o usuário e não vistos até o final. Seja útil e relevante, se você não consegue envolver emocionalmente seu usuário, procure criar um vídeo útil, como vídeo aulas, tutoriais ou apresentação sobre como utilizar seu produto ou serviço.

 

Se gostou desta notícia curte-nos no Facebook.

Deixe-nos o seu comentário!