Google Shopping Brasil

Google Shopping BrasilCom a avalanche de lojas online, e-commerce e vendas na web ter o seu produto encontrado nos mecanismos de busca é uma tarefa que torna-se mais difícil a cada dia, principalmente para as pequenas empresas, que contam com poucos recursos para investir no marketing digital. Os consumidores aproveitam a facilidade e agilidade das informações para poderem fazer comparações de prazo, preço e qualidade, porém você só estará concorrendo com esses se for encontrado na web.

Com o intuito de ajudar os internautas na hora da tomada de decisão e facilitar a exposição de produtos pelos sites de e-commerce, o Google lançou um serviço que faz buscas e comparações de preços de produto. O Google Shopping Brasil, nos Estados Unidos é conhecido como Google Product Search, com a função de pesquisa de compras o internauta pesquisa, compara, tem a opinião de outras pessoas e pode até saber quem são os varejistas online de quem ele pode comprar.

No Google Shopping Brasil os resultados de buscas são apresentados de acordo com sua relevância e com base na palavra-chave usada na pesquisa pelo usuário. Por exemplo, se o internauta digitar “comprar MacBook Pro” nas pesquisas do próprio Google, o serviço identificará que é uma busca por produtos e indicará em seus resultados os anúncios cadastrados no Google Shopping nos primeiros lugares da lista.

Para os vendedores que tenham interesse em ter seus produtos divulgados no Google Shopping, já existe o Merchant Center, onde é possível cadastrar produtos. Porém, somente produtos que podem ser vendidos pela internet, como roupas, eletrônicos e acessórios, é que irão integrar os resultados do Google Shopping.

O Google Merchant Center é um site que permite inserir todas as informações dos produtos cadastrados de forma gratuita e aberta. Ao enviar as listas de produtos nas próximas semanas, os varejistas permitirão que os usuários vejam seus produtos no Google Shopping.

Os dados dos feeds do Google Merchant Center também podem ser úteis para os varejistas que desejam anunciar no Google. As extensões de produto são um formato de anúncio do Google AdWords que combina dados e imagens do produto provenientes do Google Merchant Center. Esses anúncios aparecem nos resultados de pesquisa quando o usuário pesquisar um produto específico, mostrando um anúncio mais relevante.

Se você tem uma loja virtual e desejar enviar seus produtos ao Google Shopping Brasil, recomendamos que consulte os artigos de “Primeiros passos” na Central de Ajuda do Google e analise as instruções do feed de dados e os requisitos exigidos.

 

Se gostou desta notícia curte-nos no Facebook.

Deixe-nos o seu comentário!