Web Analytics

 

 

Web AnalyticsWeb Analytics é o processo de mensuração e análise do tráfego em páginas de internet, com o objetivo de compreender e otimizar a navegação.

 

Este trabalho é feito com o auxílio de alguns programas, sendo o mais conhecido e utilizado deles o Google Analytics. É um programa gratuito, com muitas funcionalidades e de fácil instalação, tornando-o uma excelente opção para a grande maioria dos usuários.

 

A BSI utilizando todo o seu conhecimento e experiência no desenvolvimento e acompanhamento de websites, realiza a instalação e a análise completa dos dados fornecidos por esses programas para seus clientes, otimizando e melhorando os rendimentos de seus sites. Entre em contato!

 

 

Recursos

 

Abaixo estão algumas das informações fornecidas por esses programas e suas respectivas definições:

 

- Visitas: Uma visita é definida como um acesso ao website feita por um único usuário. Ela se encerra quando o visitante sai do site.

 

Visitantes únicos: Diferentemente da anterior, essa medida computa uma visita para cada pessoa que acessa o website. Essa mensuração é feita através de dados obtidos do computador do usuário, portanto, se duas ou mais pessoas utilizarem o mesmo computador para acessá-lo, apenas um visitante único será computado.

 

Visualizações de página: Se um mesmo usuário atualizar uma das páginas do website diversas vezes, serão computadas várias visualizações. Da mesma forma, se este visitante acessar seis páginas do website, por exemplo, serão contabilizadas seis visualizações de página.

 

Páginas/visita: Este dado informa quantas páginas, em média, cada usuário que visita o website acessa.

 

Duração média da visita: Esta informação mostra quanto tempo, em média, um visitante permanece no website.

 

Taxa de rejeição: Também conhecida como Bounce Rate, em inglês, este dado mostra a porcentagem de usuários que entraram no website e saíram em um intervalo de tempo menor do que 5 segundos.

 

Porcentagem de novas visitas: Os programas de Web Analytics têm a capacidade de aferir quantos dos visitantes já acessaram o website anteriormente, e quantos o estão acessando pela primeira vez. No caso, essa informação se refere à porcentagem de novos visitantes do website.

 

 

Origem de Tráfego

 

- Tráfego de Pesquisa: É o número de visitantes que chega ao site através de mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo. Pode-se até mesmo saber quais palavras-chave o usuário utilizou para encontrar o site;

 

- Tráfego direto: É quando o visitante chega ao site digitando sua URL diretamente na barra de endereços. Quando o website está na lista de favoritos e o usuário o acessa dessa forma, também é considerado tráfego direto;

 

Tráfego de referência: É quando um visitante chega à sua página através de um link vindo de um outro site;

 

Páginas de destino: Também chamadas de Landing Pages, em inglês, são as páginas nas quais o visitante chega em seu website. Vale ressaltar que, não necessariamente a página inicial de seu website é a única página de destino. Muitas vezes o internauta acessa direto uma página interna do site, tornando fundamental trabalhar os links e o conteúdo do website pensando nisso;

 

Páginas de saída: São as últimas páginas acessadas pelos visitantes antes de deixarem seu website.