SEM - Search Engine Marketing

Compartilhe:

Bsi Brasil SEMSEM - Search Engine Marketing consiste num conjunto de técnicas de marketing na internet que tem como finalidade a divulgação de um site nos resultados de pesquisa dos motores de busca, como por exemplo o Google, Bing, Yahoo, MSN, entre outros.

 

 

 

 

 

SEM está dividido em duas grandes categorias

1. SEO

 

SEO, Search Engine Optimization ou em português: Otimização de Sites para os motores de busca, é um conjunto de técnicas utilizadas para que o seu website obtenha uma melhor classificação na busca orgânica. O SEO pode ser dividido em dois tipos de fatores: fatores On-Page e Off-Page, sendo os fatores On-Page aqueles relativos aos aspectos internos do website, e os fatores Off-Page os que se referem a aspectos externos.

 

Abaixo estão alguns dos fatores On-Page:

 

- Títulos das páginas

- Meta tags

- Heading tags

- Número e densidade de palavras-chave no conteúdo

- URL do arquivo

- Domínio

 

Entre os fatores Off-Page podemos listar:

 

- Idade do domínio

- Quantidade dos links externos

- Qualidade dos links externos

- Texto-âncora dos links externos

 

Esses fatores são apenas alguns das dezenas, talvez até centenas, que influenciam a posição de seu website quando um usuário faz uma busca na internet.

 

Vale lembrar que o algoritmo utilizado pelas empresas de busca como o Google, por exemplo, para classificar as páginas é um segredo guardado a sete chaves, portanto, todo o conhecimento que se tem sobre os fatores que afetam a classificação é obtido através de testes que diversos especialistas do Brasil e do mundo realizam.

 

 

2. Links patrocinados

 

Links patrocinados ou links pagos, como por exemplo o serviço do Google, o Google AdWords. Nos links patrocinados você só paga por clique, conhecido de PPC (Pay per Click).

 

 

 

Busca Orgânica x Links Patrocinados: entenda as diferenças

 

Os trabalhos de SEO e de Links Patrocinados, apesar de parecerem semelhantes à primeira vista, servem a funções bastante diferentes em termos de marketing, tanto na questão financeira, quanto nos efeitos a curto e a longo prazo que cada um possui.

 

Na imagem ao lado, você pode observar a localização dos resultados da busca orgânica (marcados em verde) e também os dos links patrocinados (em vermelho) em uma busca no Google.