Portais, Blogs, Comunidades e Fóruns

 

 

Portais, Blogs, Comunidades e FórunsAlém de desenvolver websites profissionais, a BSI também cria portais, blogs, comunidades e fóruns para a sua empresa.

 

Utilizando todo o nosso conhecimento em design, usabilidade, produção de conteúdo e SEO, com o qual desenvolvemos websites completos e profissionais, também podemos desenvolver diversos outros ambientes online que levarão sua empresa ao sucesso na internet. Entre em contato!

 

 

 

 

O que são portais, blogs e fóruns?

 

Portais

 

Um portal é um site enorme, com a função de ser uma central que aglomera e distribui informações e conteúdo para os usuários. Sua estrutura é bastante grande, possuindo diversos sites e subsites dentro e também fora do domínio e dos subdomínios da empresa gestora do portal.

 

Normalmente, possuem diversas áreas subordinadas com conteúdos próprios, como por exemplo: notícias, fóruns, comunidades, etc. Podem ter também um motor de busca próprio, com a função de facilitar a busca do enorme conteúdo que possui pelo usuário.

 

Os diversos conteúdos presentes em um portal podem tratar sobre os mais diferentes assuntos, não necessitando possuir uma unidade, pois sua função é justamente agregar e levar ao usuário de uma forma fácil e intuitiva as mais diversas informações que ele possa precisar.

 

Exemplos de alguns dos portais mais conhecidos e acessados no Brasil são: Globo.com, UOL, Terra, etc.

 

 

Blogs

 

Um blog é um site cuja estrutura mais simples permite uma rápida e fácil atualização, a partir de unidades de conteúdos chamadas de "posts". São geralmente organizados em ordem cronológica inversa, com os posts mais recentes sendo mostrados no topo da página.

 

Os blogs são, normalmente, focados em um assunto particular, podendo conter notícias ou opiniões. Seu conteúdo pode ser criado por um ou mais autores, podendo variar de acordo com a política do blog.

 

O conteúdo de um blog típico combina texto, imagens, vídeos e links para outros blogs e páginas relacionadas a seu tema. Geralmente, os leitores são estimulados a deixarem seus comentários a respeito dos posts, criando uma interação importante e muito valorizada.

 

O blog é uma das formas de comunicação mais populares da internet, existindo milhões ao redor do mundo. Um outro formato muito comum é o microblogging, como o Twitter, por exemplo, onde os textos devem possuir um número limitado de caracteres.

 

 

Comunidades e fóruns

 

Fórum e Comunidade são ferramentas para que um grupo de pessoas com o mesmo interesse tenham um local online para suas discussões, conversas e bate papos.

 

As mensagens são organizadas em tópicos (ou threads, em inglês ), que oferecem aos usuários a possibilidade de comentar, em um post, sobre o assunto levantado pelo criador do tópico.

 

A partir daí, os participantes realizam uma discussão sobre o tema, que normalmente, contém informações bastante relevantes para os usuários que desejam se informar sobre aquele determinado assunto.

 

Fóruns são muito úteis para unir os interessados por um tema específico numa troca produtiva de informações. Além disso, reforçam o sentimento de comunidade e aproximam seus usuários da marca ou website que criou o fórum, constituindo-se numa importante ferramenta de marketing.