Identidade Corporativa

 

 

 

Na comunicação institucional, a identidade corporativa traduz a personalidade da empresa. Ela é desenvolvida de acordo com seus objetivos mercadológicos, considerando fundamentalmente questões como imagem de marca e posicionamento.

 

Possuir uma identidade corporativa com a qual seu público se identifique cria um sentimento de comunidade, fazendo com que as pessoas desejem mostrar e contar para para os amigos sobre sua relação com a marca.

 

A BSI desenvolve identidades corporativas baseadas em um profundo conhecimento sobre o mercado, avaliando quais as características e desejos do público-alvo da sua empresa. Posteriormente, criamos todas as peças publicitárias necessárias para construir e reforçar essa identidade.

 

 

Conceito de Identidade Corporativa

 

A identidade corporativa é basicamente composta de três partes:

 

- Design Corporativo (logotipos, uniformes, cores da empresa etc.);

 

- Comunicação Corporativa (propaganda, relações públicas, informativos etc.);

 

Comportamento Corporativo (valores internos, normas etc.).

 

 

Ponto de Vista Organizacional

 

Estudos recentes definem a identidade corporativa como sendo resultado de uma interação social complexa.

 

É a forma como os atores corporativos (pessoas que atuam em prol da companhia) compreendem sua empresa no desenvolvimento de suas relações sociais com outras pessoas em um contexto específico. Isso inclui o compartilhamento de sua percepção da realidade, da forma de fazer o trabalho e de comportamentos em comum, por exemplo.

 

Nesse processo, os atores corporativos possuem a mesma importância que as outras pessoas, afinal, a identidade corporativa pertence à companhia, mas também a toda a comunidade na qual está inserida.

 

 

Melhores Práticas

 

Existem quatro aspectos fundamentas em termos de imagem de marca para uma estratégia de desenvolvimento identidade corporativa bem-sucedida.

 

- Diferenciação: no mercado altamente competitivo dos dias atuais, as marcas precisam ter uma diferenciação clara de sua identidade corporativa. Aquilo que elas representam precisa estar claramente distinto de sua concorrência para que seja notada, atraia o consumidor e conquiste sua preferência;

 

- Relevância: as marcas precisam estar conectadas com os interesses e anseios da sociedade como um todo e traduzir isso em sua identidade corporativa. Para construir uma demanda, elas precisam entender e satisfazer as necessidades e aspirações de seu público-alvo;

 

Coerência: para garantir credibilidade com seu público-alvo, as marcas precisam ser coerentes com aquilo que dizem e fazem. Todas as mensagens e as comunicações de marketing, assim como as experiências que os consumidores têm com a marca, precisam ser coerentes umas com as outras e adicionar algo relevante;

 

Reputação: uma marca cuja identidade corporativa é diferenciada, relevante e coerente, é valorizada tanto por seu público interno, quanto pelo externo. Entregar ao consumidor a experiência prometida pela comunicação faz com que a marca ganhe reputação.